quinta-feira, 21 de junho de 2012

1ª dupla de repentistas no Encanta Cantadores! Manoel Batista & Fontenele Gomes

A primeira dupla de repentistas a se apresentar na abertura do "Encanta Cantadores! Homenagem ao poeta Rosaneto" serão os poetas Rosaneto Freitas e Xexéu. O dia da apresentação será no dia 03 de novembro (sábado) de 2012. Abaixo segue uma pequena biografia destes dois mestres do repente.





Rosaneto Tavares de Freitas - Nasceu em São João do Rio do Peixe na Paraíba no dia 19 de julho de 1964. Começou cedo na arte do repente. Morador de Messejana a mais de uma década foi nesta região da cidade de Fortaleza onde realizou grande parte de suas cantorias. Mas como bom mestre na arte do repente, sempre viaja para outros pontos do país buscando divulgar essa arte pouco apreciada pela mídia de massa. Cantou com grandes poetas. Participou de inúmeros festivais de poesia. Sempre viajando dentro do Ceará e restante do Nordeste, fez incursões pelo sudeste e região norte do país, principalmente no Amazonas. Apresentando programas de rádio, esteve presente em diversas emissoras, nos locais onde visitou, atualmente apresenta o programa “Quando as Violas se encontram”, na radio Veneza em Aquiraz, de segunda a sexta 05 as  07 da manhã.



Xexéu – Nascido em Limoeiro do Norte no dia 10 de março de 1959 começou a fazer seus primeiros versos aos 21 anos de idade. Xexéu tem muita história pra contar, foi pioneiro em programas de rádio voltado para o público da cantoria, em especial aqueles que residem na região norte do Brasil. Juntamente com Zé Guerra (repentista paraibano já falecido) inaugurou diversos programas, a exemplo de: Ao som da viola na Rádio Jornal A Crítica de Manaus no Amazonas; Violas nordestinas na Rádio Capital em Rio Branco no Acre; também nas rádios Nacional, Eldorado e Capital, todas em Porto Velho Rondônia. Xexéu afirma que nunca participou de um festival de viola porque ficou decepcionado com a falta de honestidade no primeiro evento que iria participar e com isso “tomou abuso”. De volta ao Ceará, continua firme na luta pela valorização do repente nordestino. Xexéu é mestre em composição de versos, um repentista de grande fecundidade mental.

Texto e foto  Marcos Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário