terça-feira, 3 de julho de 2012

Currículo dos nossos repentistas


Rosaneto Tavares de Freitas - Nasceu em São João do Rio do Peixe na Paraíba no dia 19 de julho de 1964. Começou cedo na arte do repente. Morador de Messejana a mais de uma década foi nesta região da cidade de Fortaleza onde realizou grande parte de suas cantorias. Mas como bom mestre na arte do repente, sempre viaja para outros pontos do país buscando divulgar essa arte pouco apreciada pela mídia de massa. Cantou com grandes poetas. Participou de inúmeros festivais de poesia. Sempre viajando dentro do Ceará e restante do Nordeste, fez incursões pelo sudeste e região norte do país, principalmente no Amazonas. Apresentando programas de rádio, esteve presente em diversas emissoras, nos locais onde visitou, atualmente apresenta o programa “Quando as Violas se encontram”, na radio Pitaguary de Maracanaú, todo sábado de 9:00 às 10 da manhã.

Fontenele Gomes – Natural da cidade de Pentecoste no Ceará, nasceu em 29 de novembro de 1955. Iniciou na cantoria em 1975 aos 20 anos de idade. Participou de festivais em Teresina no Piauí, e também em diversos programas de rádio, tanto no Nordeste quanto na região Norte: radio Tropical de Paragominas no Pará, Rádio Eldorado em Codó no Maranhão e Rádio Difusora do vale do Curu em Pentecoste. Fontenele tem destaque na produção de canções e na composição de versos, privilegiado por uma voz potente.

Xexéu – Nascido em Limoeiro do Norte no dia 10 de março de 1959 começou a fazer seus primeiros versos aos 21 anos de idade. Xexéu tem muita história pra contar, foi pioneiro em programas de rádio voltado para o público da cantoria, em especial aqueles que residem na região norte do Brasil. Juntamente com Zé Guerra (repentista paraibano já falecido) inaugurou diversos programas, a exemplo de: Ao som da viola na Rádio Jornal A Crítica de Manaus no Amazonas; Violas nordestinas na Rádio Capital em Rio Branco no Acre; também nas rádios Nacional, Eldorado e Capital, todas em Porto Velho Rondônia. Xexéu afirma que nunca participou de um festival de viola porque ficou decepcionado com a falta de honestidade no primeiro evento que iria participar e com isso “tomou abuso”. De volta ao Ceará, continua firme na luta pela valorização do repente nordestino. Xexéu é mestre em composição de versos, um repentista de grande fecundidade mental.

Cesanildo Lima - Nasceu em Fortaleza em 1932, mas foi criado no Canindé. É um dos mais antigos repentista em atividade, começou na arte da poesia quando tinha uns 17 anos de idade. Participou de inúmeros festivais em diversas regiões: Brasília, Campina Grande e Casa do Cantador em Fortaleza ele organizou também festivais em Maracanaú cidade onde reside atualmente e tem seu programa de rádio a cerca de 20 anos o: Desafio da Viola apresentado de segunda à sexta-feira de 05:00 às 07:00 da manhã na conceituada Rádio Pitaguari, no rádio Cesanildo tem uma história de 54 anos, já cantou em todas da região afirma. Atualmente preside a direção da Associação dos Cantadores do Ceará fundada em 08/09/1996. Foi com este poeta e Luís Naúm que teve início a primeira cantoria organizada pela comunidade do Conjunto Curió.

Zé Maria – Natural do município de Aracoiaba, nasceu no ano de 1945. Zé Maria iniciou a arte do repente aos 13 anos de idade, criou e participou de inúmeros programas radiofônicos entre emissoras do tipo AM e FM, desde 1985 têm participado dos programas de rádio no ceará. Atualmente apresenta o programa “Canta Brasil” outrora “Ceará pai d’égua” na Radio Cidade AM 860 aos sábados de 5 às 7 da manhã, o programa tem 12 anos de audiência. O poeta também participou de vários festivais de viola, cerca de 40, em todos obtendo destaque pela força e criatividade nos versos.

Ari Teixeira – Nasceu em Ibaretama no dia 25 de janeiro de 1964, na época a cidade ainda era distrito de Quixadá. Ari tem forte inspiração para compor canções. Com cerca de 25 anos de cantoria começou por volta de 1985. Suas inspirações vêm da sua vida cotidiana, conforme relata. Atualmente tem uma canção sua que está sendo muito tocada no meio dos repentistas e aboiadores: A caçula do patrão está no Youtube em diversas versões de aboio, repente e forró. Outra canção que foi sucesso chama-se: Brincando de amor; uma outra é: Falso ciúme que compôs para um amor e desafeto seu. Engana-se quem pensar que Ari é fraco no repente, pois dá mostras de grande inteligência e conhecimento na hora de compor versos. Participou de inúmeros festivais, o cantador esteve presente em alguns eventos no Curió e Lagoa Redonda. Atualmente reside no município de Maracanaú e sempre participando de programas na radio Pitaguari AMl.

Antônio Jocélio – Natural de Maranguape, nasceu em abril de 1963, filho de repentista traz no sangue a enorme capacidade criativa tanto para o verso quanto para a canção, Assim como Ari Teixeira tem grande destaque na composição de canções, especial destaque pra: Casa Amarela, que já se tornou um hino do cancioneiro popular repentista; destaque também para Lição de vida, onde declama em poesia o valor de um pai; outra composição famosa é: Meu rancho, onde retrata poeticamente a beleza e simplicidade da vida no campo. Antônio Jocélio é repentista de peso quando o negócio é fazer verso, com uma profunda experiência no ramo, começou na arte com 17 anos em 1980. Marcou presença em cantorias aqui na comunidade do Conjunto Curió.

Manoel Batista - Nasceu em 21 de junho de 1952 na cidade de Ererê no Ceará. Deu os primeiros passos na arte da poesia em 1973 participou desde então de vários festivais e eventos nas cidades de Pacajus, Quixadá, Limoeiro do Norte, tomou parte também em programas de rádio nas cidades de Russas e Quixadá. Cantou com vários repentistas renomados.
  
Valdeci Alves - Nasceu em 15/09/1966 na cidade de Brejo da Madre de Deus no Estado de Pernambuco e cantou pela primeira vez aos vinte anos de idade em 1986, mas profissionalizou-se somente em 1992. Cantou com Sebastião da silva, Louro Branco, Zé Guerra, Antonio Jocélio e Zé Maria. Valdeci começou observando os repentistas e depois resolveu dar início a carreira de cantador-repentista, participou de inúmeros festivais em Pernambuco e apresentações culturais na cidade de Paragominas no Estado do Pará. Doze anos de experiência como locutor de rádio foram mais do que suficiente para forjar o espírito desenvolto de Valdeci Alves na arte de compor versos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário